logo-jessica-branca
Dra. Jessica Cuffa

Fique por Dentro

O que é DTM e como identificar os sintomas?

DTM significa Disfunção Temporomandibular, que é um distúrbio que afeta as articulações temporomandibulares, responsáveis por conectar o maxilar à mandíbula. É uma condição que pode causar dor e desconforto na região da mandíbula, dificultando a fala, a mastigação e a abertura da boca.

Os sintomas da DTM podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dor na região da mandíbula, que pode ser contínua ou intermitente;
  • Dor ao mastigar, bocejar ou abrir a boca amplamente;
  • Estalos ou rangidos na mandíbula ao abrir ou fechar a boca;
  • Dificuldade em abrir ou fechar a boca completamente;
  • Dor de cabeça ou dor de ouvido;
  • Sensibilidade ou dor nos dentes;
  • Dor no pescoço e nos ombros.

Se você apresentar algum desses sintomas, é importante consultar um dentista ou um especialista em DTM para uma avaliação e um diagnóstico adequado. O profissional poderá realizar exames clínicos e radiográficos para determinar a causa da dor e prescrever um tratamento adequado.

Algumas das causas mais comuns de DTM incluem estresse, bruxismo (ranger os dentes), problemas na mordida, trauma na mandíbula ou nas articulações temporomandibulares e problemas dentários. O tratamento pode variar de acordo com a causa e gravidade dos sintomas, e pode incluir o uso de medicamentos, fisioterapia, placas de mordida e, em casos mais graves, cirurgia.

Lembre-se sempre de consultar um dentista regularmente e prestar atenção aos sinais e sintomas de problemas na mandíbula e articulações temporomandibulares, para evitar o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento de complicações mais graves.

Atendimento On-Line